Um banho na musa Sapho

Estátua de Sapho no centro de Ilhéus
Rodrigo Macêdo

Um banho na musa Sapho

Uma emblemática referência dos monumentos artísticos da histórica cidade de Ilhéus, a estátua de Sapho está localizada na Praça J.J. Seabra, no coração do centro da cidade. Pouco visitada por turistas, a bela escultura é uma joia do panorama cultural ilheense. Este ano, por iniciativa da secretaria municipal de Cultura (Secult), a obra passou por um serviço de restauração executado pelo artista plástico Roberto Shaolin.

A estátua de Sapho de Ilhéus, esculpida em mármore de Carrara, foi adquirida no primeiro mandato do prefeito Mário Pessoa da Costa e Silva (1924 e 1927), durante leilão realizado após o encalhe de um navio cargueiro na Baía do Pontal. Ela retrata a lendária poetisa grega que viveu entre os séculos VII e VI a.C. e morava na ilha de Lesbos.

Nesse tempo de justo empoderamento feminino, vale registrar que Sapho é considerada uma precursora do movimento feminista para a história da humanidade. Através de seu lirismo, também é vista como a primeira mulher a fazer poesia importante na história da cultura ocidental.

Conta a história que Sapho era filha de família rica e deixou cedo a pequena cidade natal de Eresso, próxima à capital da Ilha de Lesbos, Mitilene, onde estudou dança retórica e poética, o que era permitido somente às mulheres da aristocracia. Com a aura da liberdade, Sapho tinha uma conduta sem preconceitos e inibições, o que não agradava ao ditador Pítaco. Acusada de ter participado de uma conjuração contra o ditador, acabou sendo exilada na cidade de Pirra. Mas, apesar de ser considerada uma revolucionária, Sapho nunca se dedicou à política.

Como registra a historiadora Maria Luiza Heine, Sapho compôs poemas pessoais e apaixonados em vários tipos de métrica e comandou assembleias de mulheres que escreviam e entoavam versos. A poetisa cultivava a lírica amorosa, de toque erótico, e criou a chamada estrofe sáfica, composta de três decassílabos e um pentassílabo. Platão chamou-a de “a décima musa”, porque já havia nove musas, representativa das artes liberais.

Professores Eméritos da UESC

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, presidente do Conselho Universitário (Consu), outorgou o título de Professor Emérito da instituição ao diretor fundador da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna(FESPI), Soane Nazaré de Andrade, e aos reitores Renée Albagli Nogueira e Joaquim Bastos da Silva. O ato, que aconteceu no auditório do Centro de Cultura, no dia 1º de novembro, reuniu professores aposentados e da ativa, e marcou o reconhecimento pelo trabalho dos ex-gestores para a consolidação da UESC como a mais importante instituição da educação superior na região.

A conquista do Sesi-Senai

O diretor da Unidade do Sesi-Senai de Ilhéus, Jurandyr Luz, recebeu a visita do professor de Engenharia Eletrônica do Centre d”Enseignement Professionnei (CEP) - instituto similar de aprendizado industrial da Suiça, Claude Stocklin, e de sua esposa, a advogada ilheense Marta Serafim, a fim de discutir possível cooperação entre as instituições.

Instalada na Rodovia Ilhéus-Itabuna, o Sesi-Senai, aliado ao Cimatec (segmento de pesquisa e inovação da Fieb – Federação das Industrias do Estado da Bahia), representa uma grande conquista da região. A unidade oferece cursos profissionalizantes e de ensino médio, com uma infraestrutura impressionante para o suporte educacional.   

 Feira da Cidadania

A XIII Feira de Negócios e Oportunidades (FENOPO) marcou o transcurso dos 16 anos da Faculdade de Ilhéus, com intensa participação acadêmica nas palestras, oficinas, minicursos e exposição sobre empreendedorismo. Este ano, em outubro, o evento se superou com a realização o III Mutirão de Saúde e Cidadania, em parceria com a Record TV Cabrália, que propiciou mais de dois mil atendimentos gratuitos de saúde, assistência jurídica, orientação para regularizar documentos, ações de autoestima, massagens terapêuticas, cabeleleiro, manicure, entre outras.

Na área de Saúde, aconteceram atendimentos em Odontologia, Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Oftalmologia, Clínica Médica, Ortopedia, Ginecologia, e cerca de 1.300 procedimentos para diabetes e hipertensão, exames preventivos como o Papanicolau, glicemia capilar/tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial, vacinação e testes rápidos de HIV.